Tudo sobre piercings nas sobrancelhas

Fatos sobre o piercing de sobrancelha

Os adornos corporais estão na moda e as argolas nas sobrancelhas são uma das formas de piercing mais populares. Fazer piercings nas sobrancelhas parece ser descomplicado, por isso, por vezes decidimos recorrer ao procedimento de forma impulsiva. No entanto, é importante lembrar que qualquer forma de piercing interfere com o nosso corpo. Como tal, é conehcer as contraindicações ao procedimento, tipos de piercings e recomendações de cuidados.

O que é um piercing?

O piercing é uma forma de decorar o corpo. Consiste em perfurar partes selecionadas da pele para colocar uma peça de joelharia (ou seja, um brinco) nessa área. Os piercings são feitos há milhares de anos e foram populares em várias culturas em todo o mundo. Tem as suas origens em pequenas aldeias tribais na América do Sul, na Amazónia, na Ásia, África e Polinésia, apenas para acabar nas ruas das cidades modernas séculos mais tarde. Então, em que consiste o procedimento? É semelhante à perfuração regular das orelhas: uma área de tecido é perfurada com uma agulha, e um brinco da sua escolha é inserido no buraco.

Como se faz um piercing?

Para perfurar as sobrancelhas precisa apenas de uma agulha para garantir o mínimo de dor possível. É importante evitar apanhar banhos de sol, ingerir álcool e tomar analgésicos antes do procedimento. O piercing de sobrancelhas deve ser realizado em condições perfeitamente estéreis, usando agulhas descartáveis e acessórios estéreis. Os brincos também devem ser esterilizados. Além disso, a zona das sobrancelhas é desinfetada antes do início do procedimento. O salão onde faz o piercing geralmente tem várias argolas à escolha, feitas de materiais de alta qualidade que o corpo tolera bem, como titânio. Como tal, evite levar o seu brinco consigo. Pode utilizá-lo depois, quando a sobrancelha estiver cicatrizada.

Piercing de sobrancelhas passo a passo

1. O profissional prende uma pinça especial à pele. Ajusta a profundidade em que a agulha vai entrar. Uma área de pele bastante espessa é agarrada, uma vez que o piercing não deve estar demasiado próximo da superfície da pele.
2. A área prestes a ser perfurada é devidamente desinfetada.
3. Mais tarde, o profissional marca o local onde a agulha é inserida, desenhando ali um pequeno ponto com um marcador.
4. Em seguida, a perfuração é feita perfurando a área marcada com uma agulha. Esta permanece dentro da pele, e a pinça é descartada.
5. Em seguida, o profissional remove suavemente a agulha e insere um barbell no orifício. Feito!

Que tipos de piercings de sobrancelhas existem?

Existem três tipos básicos de piercings de sobrancelhas: normal, horizontal e antissobrancelha. Embora seja um procedimento doloroso, se for realizado com anestesia local, o processo de cicatrização geralmente decorre sem complicações, devido à pouca mobilidade desta parte do rosto. É utilizado um tipo especial de jóias para piercings de superfície nas sobrancelhas, chamadas barras superfíciais.

É seguro fazer piercings nas sobrancelhas?

Este é geralmente um procedimento seguro, mas evite situações em que o piercing possa mexer-se; como usar capacete e andar de mota, ou visitar lugares propensos a causar infeções, como sauna, piscina ou solário. Nas primeiras semanas após o procedimento, vigie de eprto a zona perfurada.

Fazer piercings nas sobrancelhas é doloroso?

Esta é certamente uma questão pessoal. Algumas pessoas sentem mais desconforto do que outras. Durante o procedimento, é aplicada anestesia local, o que torna o processo praticamente indolor. Aplica-se então um curativo oclusiv, que deve ser usado durante cerca de 8 horas. A área perfurada deve ser lavada várias vezes ao dia com soro fisiológico.

Quanto tempo demora o piercing de sobrancelhas a cicatrizar?

Infelizmente, não existe uma resposta definitiva para esta pergunta. Depende muito da área perfurada e das predisposições pessoais para a cicatrização. De um modo geral, estima-se que demora entre algumas semanas e 3 meses, e noutras zonas do corpo até seis meses! Durante o processo de cicatrização, o material que compõe o brinco também importa, pelo que vale a pena lembrar que a possibilidade de rejeição é menos se os materiais forem de alta qualidade.

Piercings de sobrancelhas - ouro, prata ou plástico?

Classificamos os piercings de sobrancelhas primeiramente pelo material que os compõe. Quanto melhor a qualidade, melhor a tolerância da pele. Temos os seguintes materiais à escolha:

  • Ouro - o material mais fiável mas também o mais caro, que não só não causa reações alérgicas como suporta o processo de cicatrização.
  • Prata - ligeiramente mais barato do que o ouro, também apresenta propriedades regeneradoras.
  • Plástico - o preço é baixo, não sobrecarrega a zona perfurada e promove a regeneração.
  • Titânio - um material antialergénico, seguro e muito popular que promove o processo de regeneração da pele. Apresenta alta qualidade e o preço é relativamente baixo. Além disso, não causa alergias. Os brincos de titânio podem ser usados por pessoas alérgicas.

Que aspetos considerar antes de fazer um piercing?

Antes de fazer um piercing na sobrancelha ou em qualquer outra parte do corpo, é boa ideia conhecer as contraindicações do procedimento, que incluem:

1. Constipação ou doença e antibióticos tomados

Tanto as doenças como a toma de medicamentos, principalmente antibióticos, enfraquecem o corpo, pelo que é necessário esperar 2 semanas após a dose final e fazer o piercing apenas após este tempo.

2. Preparação para exame médico

Geralmente, quando se submete a exames médicos, tratamentos ou procedimentos, pode ser-lhe pedido que remova as suas jóias corporais. Se tiver um exame médico marcado para breve, adie a marcação do piercing. Um piercing acabado de fazer precisa de cicatrizar, o que pode demorar 3 a 6 meses, e não poderá retirar o piercing durante este período!

3. Perturbações de coagulação do sangue

É estritamente proibido perfurar a pele em caso de distúrbios de coagulação do sangue.

4. Gravidez e pós-parto

Adie o seu procedimento de perfuração até que o seu filho seja um pouco mais velho.

5. Férias

Lembre-se que um piercing acabado de fazer não deve ser mergulhado em água. Uma visita à piscina, lago, mar, etc., está fora de questão. Além disso, durante os primeiros meses após o procedimento, é aconselhável evitar fazer sauna.

6. Doenças de pele

Todas as formas crónicas e agudas de doenças de pele desqualificam o procedimento para fazer um piercing.

7. Menstruação

Pode ser mais doloroso fazer um piercing quando está com o período.

8. Estação do ano

Deve saber que a área perfurada cicatrizará muito mais lentamente no inverno do que na primavera ou verão.

Recomendações importantes após o procedimento de perfuração

Antes de mais: higiene! Como acontece com qualquer tipo de ferida, incluindo um piercing de sobrancelhas, é fundamental mantê-la limpa. Após o procedimento, não entre numa piscina, jacuzzi, lago, mar, etc. A água pode conter microrganismos nocivos. O piercing também não deve ser tocado com as mãos sujas. Portanto, lave as mãos primeiro com sabão (é aconselhável sabão antibacteriano), aplicando depois um líquido desinfetante na zona perfurada. Limpe a zona perfurada diariamente. Um disco de algodão estéril embebido em água morna é suficiente para esta tarefa. Em seguida, aplique uma solução antissética ou salina (soro fisiológico ou sal marinho). Evite também aplicar cremes, loções, perfumes, etc. na zona perfurada. Qualquer sintoma invulgar, por exemplo, corrimento, vermelhidão ou inflamação, deve ser imediatamente consultado com o profissional que efetuou o procedimento ou com o seu médico. Só assim poderá evitar a infeção.

LEMBRE-SE!
Se sentir comichão constante e a área perfurada ficar vermelha e inchada, isto é um sintoma de inflamação. É necessário contactar um especialista para aconselhar mais cuidados posteriores.

Piercing e maquilhagem de sobrancelhas - pode aplicar maquilhagem de sobrancelhas na zona perfurada?

Muitas pessoas perguntam se podem usar maquilhagem depois de fazerem um piercing nas sobrancelhas. Durante a fase inicial de cicatrização, deve abster-se de usar cosméticos que contenham álcool, e deve também evitar a maquilhagem em redor da zona perfurada. No entanto, pode pentear suavemente as sobrancelhas e usar pinça na área à volta do piercing, uma vez que as jóias chamam mais a atenção para o facto de a sobrancelha ter um aspeto organizado e devidamente arranjado. Use uma pinça de qualidade e não terá quaisquer problemas!

Depois de a pele cicatrizar, pode voltar a fazer a sua maquilhagem de sobrancelhas. Uma sobrancelha perfurada atrai a atenção, pelo que certamente beneficiará de uma maquilhagem bonita e cuidadosamente aplicada, utilizando cosméticos de boa qualidade. Uma sobrancelha precisamente definida pode complementar perfeitamente o piercing e acrescentar harmonia. Uma sobrancelha com piercing e pelos rebeldes e com má forma retira o efeito de toda a estilização, e o piercing apenas chama a atenção para as imperfeições, pelo que vale a pena cuidar da forma e estética de uma sobrancelha com piercing. Mesmo apenas uma definição suave e retoques subtis com um lápis de sobrancelhas de qualidade pode fazer com que as sobrancelhas fiquem muito mais bonitas.

A pomada de sobrancelhas é também um produto de maquilhagem de sobrancelhas perfeito: resistente, intenso e extremamente maleável. Permite preencher as sobrancelhas, definir a sua forma e criar traços idênticos a pelos. Esta maquilhagem de sobrancelhas acrescenta certamente um toque bonito ao seu piercing! Consulte o nosso guia de produtos de maquilhagem de sobrancelhas e aprenda a usá-los.


Os piercings podem prejudicar a sua visão?

Há uma crença bastante comum de que o piercing de sobrancelhas pode afetar negativamente a visão. É um mito! É impossível danificar o nervo óptico durante o procedimento de perfuração. No entanto, vale a pena saber que há o risco de um piercing mal feito poder tocar no nervo trigémeo, o que pode levar a uma neuralgia. Portanto, escolha o salão e o profissional com cautela. Utilize os serviços de especialistas qualificados com muita experiência e boas avaliações.

Escreva um comentário. Será publicado assim que for aprovado pelo moderador.
Política de privacidade

O nosso website utiliza cookies, incluindo cookies de terceiros para utilizar ferramentas externas. Se o utilizador não der o seu consentimento, apenas serão utilizados os cookies essenciais. Pode alterar as definições no seu navegador em qualquer altura. Autoriza a utilização de todos os "cookies"?

Política de privacidade